O Serviço de Acolhimento Masculino de Guarulhos ampliou de 150 para 170 o número de vagas oferecidas às pessoas em situação de rua da cidade. O objetivo é atender ao aumento da demanda, que sempre ocorre nas épocas mais frias do ano. O albergue funciona diariamente a partir das 17h e oferece banho, alimentação e dormitório.
“Guarulhos é referência em serviço de atendimento a pessoas em situação de rua. Por este motivo, e também por estarmos na rota de grandes rodovias, além dos que se originam na própria cidade, temos um grande número de transeuntes que pernoitam aqui, o que mantém a demanda do albergue sempre em alta”, explica a diretora da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SDAS), Rita Struzani.
O recâmbio (retorno à cidade de origem) e a tentativa de reaproximação familiar também são serviços rotineiros no albergue. “Sempre que há a possibilidade e o desejo manifesto, tentamos estas possibilidades, sempre pensando na melhor solução para a pessoa atendida”, complementa Rita.
O albergue masculino realiza uma média de 300 atendimentos mensais. Para a população feminina em situação de rua, o serviço de acolhimento é feito na Casa Passagem, no Jardim Presidente Dutra. São oferecidas 36 vagas. Além do serviço de abordagem social e da viatura de ronda noturna para busca ativa, a população também pode acionar o serviço pelo telefone: 2087-7417.
Foto: Aparício Reis