A média mensal de financiamentos estudantis em Guarulhos caiu 34% em 2016. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os universitários da cidade fizeram 701 pedidos neste primeiro semestre, 116 por mês, enquanto ano passado foram 2115 solicitações, 176 mensais.
O FNDE, que é uma autarquia vinculada com o Ministério da Educação (MEC), ainda divulgou ao HOJE os cursos que podem ser financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em Guarulhos. São 151, dentre eles Administração, Jornalismo, Engenharia e Veterinária, que são encontrados nas faculdades particulares do município.
O Fies foi criado em 1999 pelo MEC com o objetivo de financiar as mensalidades de cursos graduação para estudantes que estejam regularmente matriculados em instituições privadas de Educação Superior.
Segundo o MEC, para se inscreverem no programa os interessados precisam estar matriculados em uma instituição de ensino superior particular cadastrada no programa e com conceito positivo na avaliação do MEC. Além disso, o estudante deve informar e comprovar a renda do grupo familiar, que não pode exceder o valor referente a 2,5 salários mínimos.
Reportagem: Gustavo Druzian
Foto: Ivanildo Porto