Mesmo após 10 dias do início da lei nº 13.290/2016, que obriga os faróis ligados de dia nas rodovias federais, alguns motoristas ainda trafegam com as luzes apagadas. A reportagem esteve nas vias Presidente Dutra Fernão Dias e flagrou alguns veículos desrespeitando a norma.
A maior justificativa é que os motoristas não se lembram de ligar os faróis. “Eu já esqueci uma vez, quando ia para casa dos meus parentes, mas no meio do caminho lembrei e liguei, espero que não tenha sido tarde”, disse o operador de empilhadeira Marcos Santos, de 26 anos.
Já o motorista Vinícius Pereira, 30, nunca se esqueceu do procedimento e concorda com a nova regra. “Sou completamente a favor da lei, pois existem muitos motoristas que não tem noção. Acho que os faróis evitam muitos acidentes”, comentou.
O não cumprimento da lei, que é considerada infração média, penalizará o infrator com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que terá que pagar uma multa no valor de R$ 85,13. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, mais de 12 mil infrações foram registradas em todo o país desde o dia 8 de julho, quando a lei entrou em vigor.
Reportagem: Gustavo Druzian