A jovem guarulhense Hellen Nazaret, de 24 anos, pratica vôlei e defende a Seleção Brasileira da modalidade. No entanto, a partir do dia 18 de julho ela irá participar da Surdolimpiada, que será realizada na Turquia. A atleta está se transferindo do Cajamar, da cidade homônima, para o Tumiaru do município de São Vicente (SP).
Moradora de Cumbica, ela lamentou o fato do pouco investimento ou atenção do poder público em relação a pratica esportiva por surdos na cidade. Após a disputa da Surdolimpiada, ela precisará percorrer quase 260 quilômetros para se deslocar entre Guarulhos e São Vicente; neste município litorâneo, Hellen defenderá o Tumiaru.
“Infelizmente, em Guarulhos não existe nenhum programa específico para surdo-atletas. O que temos, são surdo-atletas de forma esporádica que pratica uma ou outra modalidade”, explicou Nazaret.
“Essa convocação representa a continuidade de um trabalho e a perspectiva de um dia ter a oportunidade de atuar em time de superliga, como a jogadora do Vôlei Nestlé Natália Martins, que embora com deficiência auditiva conseguiu atingir o nível de Seleção Brasileira”, concluiu.
Reportagem: Antônio Boaventura