O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), vinculado ao governo do estado, investiu a quantia de R$ 3,6 milhões para desassoreamento e limpeza do rio Baquirivu-Guaçu, na região do Jardim São João. Esta ação tem como objetivo reduzir o número de incidentes causados pelas enchentes naquele local.
As benfeitorias começaram em dezembro do ano passado com previsão de término para o final de 2017. O DAEE ressalta, por meio de informativo, que a obra prevê a manutenção em cinco quilômetros do rio. Ela começa na estação 4340, passa pelo córrego Taboão e termina no córrego Velho.
O serviço de desobstrução, desassoreamento e limpeza do rio Baquirivu-Guaçu custou aos cofres do governo estadual a R$ 3,5 milhões. O departamento também informa que na obra não há utilização de produtos que possam prejudicar ou que sejam nocivos à saúde da população,como o amianto, fibra mineral que pode provocar o câncer.
Já o vereador Eduardo Barreto (PCdoB) entende que esta ação serve para amenizar ou reduzir os problemas que o rio traz à população local em época de grandes chuvas. Entre estes problemas estão as perdas de bens materiais e a dificuldade de locomoção.
“Esta limpeza é importante, já que o rio traz grandes problemas e até tragédias nas épocas de chuvas. O DAEE já tinha se manifestado pela limpeza do rio. Já que ainda não aconteceu a canalização, que seria a solução definitiva, essa ação de limpeza deve ser constante, pois é um rio que assoreia muito rápido”, concluiu.