Segundo a mãe, a assistente administrativa Ana Luiza, a paixão do filho começou com o futebol, porém, ao assistir uma luta da irmã, Elisa Ribeiro, de apenas 13 anos, as coisas mudaram. “Ele foi assistir uma luta e acabou se apaixonando pelo jiu-jitsu, e desde então começou a treinar”, revelou Ana.
Um dos responsáveis pelo desenvolvimento do garoto são os treinadores, como o sensei Danilo Lima e o instrutor da equipe Zenith Bjj. O sucesso de Ribeiro é grande nas lutas, e além de praticar o Jiu-Jitsu, o jovem também participa de campeonatos de judô, onde graças ao esporte e a treinadora Jaqueline Freire, conseguiu uma bolsa de estudo no colégio Otávio Matos.
Entre 2015 e 2016, Ribeiro se sagrou campeão do torneio Três Etapas, o que garantiu a liderança do ranking da categoria mirim no estado de São Paulo. No campeonato paulista, franguinho como também é conhecido, devido ao porte pequeno, já se consagrou tricampeão entre os anos de 2014,2015 e 2016.
Mesmo com a falta de apoio da prefeitura e a perda de um patrocinador, a família segue confiante no reconhecimento do garoto. “Isso dificulta, mas não abala a gente, pelo contrário, só nos motiva para crescer. Para a disputa de campeonatos, geralmente contamos com as doações de amigos”, disse Ana.
O próximo campeonato do jovem guarulhense será no mês de junho, quando irá disputar a segunda etapa do Circuito Paulista, organizado pela Federação Paulista de Jiu-Jitsu.
Reportagem: Ulisses Carvalho
ulissescarvalho@grupomgcom.com.br