A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), apresentou nesta sexta-feira (26), na sede da Pasta, a parceria feita com a Microsoft, que rendeu uma grande ferramenta para todo o município. Durante o evento, que contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Guarulhos, a Microsoft forneceu gratuitamente para todos os alunos da rede municipal de ensino de Guarulhos, assim como para os professores, a licença do software “Office 365 Education”, em uma das mais importantes conquistas lideradas pelo prefeito Guti.
A plataforma on-line estará disponibilizada em “nuvem”, que permite a integração dos principais programas da Microsoft, como o World, Excel, One Note, Form, entre outros, em busca de otimização desde a preparação da aula até a interação entre professores e alunos. Os usuários poderão acessá-lo de qualquer computador.
O gigante mundial dos softwares desenvolveu o 365 Education com o objetivo de centralizar todas as suas criações em um único lugar, e, mais ainda, fazer com que eles se convertam em ações transformadoras da sociedade e na tecnologia na área de ensino. Guarulhos passou por uma série de avaliações para ser selecionada, e hoje é a segunda cidade do Estado a receber o benefício, com exceção da Capital.
A representante da Microsoft, Nathalia Bittar, esclareceu que o Office 365 Education é uma compilação de serviços que permite o compartilhamento e colaboração em trabalhos escolares. “A proposta do nosso programa é empoderar os profissionais da educação, demonstrando que a tecnologia realmente pode transformar a educação e a prática pedagógica em sala de aula. Com a utilização do pacote e das soluções tecnológicas, como o Sway e o One Note, é possível construir planos de aula, socializar e construir junto com os alunos novas formas de ensinar e aprender”, destacou.
O primeiro passo da implementação do Office 365 Education foi a apresentação oficial para todos, seguida de uma palestra da Nathalia Bittar para diretoras e professoras. A segunda etapa será a avaliação das escolas e as adaptações de infraestrutura para receber essa ferramenta da Microsoft. E, por fim, a empresa vai despender seu corpo de conhecedores do programa para treinamento dos professores e alunos em sua implementação em Guarulhos.
Imagem: Márcio Lino / PMG