O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira, 7, autorização para a construção, pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), das barragens de Pedreira e Duas Pontes, na bacia do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), na região de Campinas, e do piscinão RB-05, na bacia do rio Baquirivu-Guaçu, em Guarulhos.
Localizado a montante do Ribeirão das Lavras, o piscinão RB-05 deverá ocupar uma área de 275 mil m² e terá capacidade para acumular 600 mil m³ de água das chuvas, contribuindo para minimizar o risco de alagamentos na região vizinha ao aeroporto internacional de Guarulhos.
Os recursos fazem parte de contrato assinado entre o DAEE e o CAF (Banco de Desarrollo de América Latina). Serão investidos R$ 782 milhões na construção dos reservatórios e R$ 157,7 milhões no piscinão RB-05. As barragens devem entrar em licitação ainda esta semana; e o piscinão RB-05, em 2018.
“A geração de empregos é o grande desafio do mundo moderno e o setor de infraestrutura, como o de água e esgoto, é um grande gerador de postos de trabalho. Só nessas duas barragens e suas obras complementares, serão 1.200 empregos diretos”, disse o governador Geraldo Alckmin.
Foto: Gilberto Marques/A2img