A atividade é nova na agenda da Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), mas já está conquistando muitos adeptos. Na manhã desta quinta-feira (8), foi realizada no Bosque Maia mais uma edição do encontro “Observação de Pássaros”. Durante a trilha pelo parque, os participantes avistaram corujas, sabiás-laranjeiras, biguás, bem-te-vis e também conheceram a nascente de água localizada na área de mata fechada.
“Guarulhos possui uma rica variedade de pássaros. Um total de 349 espécies foram registradas na região no último levantamento realizado em 2015”, explica o ornitólogo amador Ramón Dueñas Nuñes que desde 2012 já conseguiu fotografar 70% delas em diversas regiões da cidade. Ramón é o monitor das sessões de observação e ajuda os participantes a encontrarem as aves, tarefa nem sempre fácil em meio à mata fechada.
O publicitário Alexandre Roberto Callegares participou pela primeira vez da atividade e relatou a experiência: “É muito bacana e surpreendente encontrar corujas, por exemplo, em um parque localizado em meio a uma cidade grande como Guarulhos. Daí a gente percebe a importância da manutenção de áreas verdes como esta que abrigam tantos animais”.
Neste sábado (10) e na segunda-feira (12), a observação de pássaros acontece novamente, a partir das 8h30, no Parque Chico Mendes, que fica na região do Pimentas. A participação é livre e gratuita.
Serviço:
“Observação de Aves”
Dias 10 e 12/6, a partir das 8h30
Parque Chico Mendes
Av. José Miguel Ackel, 1.100
Tel.: 2425-6497
Foto: Sidney Barros / PMG