A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com a Central do Cadastro Único (CadÚnico) do município, emitiu este ano 483 Carteiras do Idoso. Esse documento é destinado às pessoas acima de 60 anos e que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos para a obtenção da gratuidade na passagem interestadual (ônibus, trem ou barco) ou de desconto de, no mínimo, 50% no valor da passagem. Este benefício federal é assegurado pelo Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03).
Para a emissão da Carteira, o idoso deve procurar uma das unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e estar inscrito no Cadastro Único, com os dados atualizados. Caso não esteja, a inscrição deve ser feita no CRAS. Idosos com comprovação de renda, já têm acesso a descontos ou gratuidade em viagens interestaduais.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Arão dos Santos Silva, a atual gestão está empenhada em proporcionar e ampliar a rede de atendimento aos idosos, garantindo uma qualidade de vida mais digna e respeitosa. “A Secretaria está tendo um olhar diferenciado para este público e fortalecendo os seus direitos, pois eles contribuíram para o desenvolvimento do município,” afirmou Arão.
Mais informações podem ser obtidas nas unidades do CRAS, que constam no site http://www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/ de-referência-da-assistência-social-cras