Licenciamento ambiental do Ferroanel Norte é aberto para consulta pública

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O Contorno Ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, ou “Ferroanel”, uma das mais estratégicas e necessárias iniciativas do setor de logística e transportes, inicia hoje uma nova fase em seu processo de implantação. O governador Geraldo Alckmin e o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), José Carlos Medaglia Filho, entregaram conjuntamente nesta sexta-feira (23), no Palácio dos Bandeirantes, o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do Trecho Norte do anel ferroviário (“Ferroanel Norte”) ao Conselho Estadual do Meio Ambiente. O ato marca a abertura da etapa pública do licenciamento ambiental do empreendimento. Os secretários estaduais de Logística e Transportes, Laurence Casagrande Lourenço, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também participaram do evento.

“O Ferroanel é estratégico. Em São Paulo, vai possibilitar a separação da linha de transporte de cargas da linha para passageiros da CPTM – hoje, elas compartilham os mesmos trilhos, que passam por dentro da Estação da Luz. Mas é uma obra importante também para todo o país, pois vai melhorar o transporte de carga que parte de vários Estados para o porto de Santos”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

O EIA e o Rima servirão como base para as análises de viabilidade ambiental do empreendimento e sua discussão com a população. O Estudo foi preparado pela Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A, empresa vinculada ao Governo do Estado de São Paulo, com recursos repassados pela EPL, companhia estatal federal. A partir de agora, os documentos estarão disponíveis para consulta no website da Dersa e seus conteúdos serão discutidos em audiências públicas que acontecerão entre julho e agosto de 2017, nos municípios de São Paulo, Guarulhos, Arujá e Itaquaquecetuba, localidades que serão cortadas pelo traçado dos futuros trilhos.

O Ferroanel Norte será um ramal ferroviário de 53 quilômetros de extensão que interligará as estações de Perus, em São Paulo, e de Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, em área contígua ao traçado do Rodoanel. Sua implantação possibilitará que os trens de carga que hoje compartilham os mesmos trilhos com os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) sejam desviados, eliminando o conflito entre cargas e passageiros nos trilhos que cortam o interior da metrópole.

Foto: Gilberto Marques/A2

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