A falta de assistência das companhias aéreas é a principal reclamação dos passageiros que usam o Aeroporto Internacional de São Paulo–Guarulhos, em Cumbica, como seu meio de transporte. As queixam representam 34% das ocorrências registradas entre janeiro e o começo de junho deste ano.
Neste período, o Juizado Especial do aeroporto atendeu 112 ocorrências relacionadas à falta de assistência das companhias aéreas. Em seguida, vem à falta de informação sobre assuntos relacionados ao transporte aéreo. O órgão recebeu 91 queixas. Entretanto, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) revelou que em média 36% dos casos foram solucionados.
Os passageiros também registraram reclamações por atrasos de voos (51), cancelamento de voos (13), overbooking (7), problemas com bagagens (25), e outras queixas (34). Dos 333 processos registrados, o TJ-SP informou que 121 deles obtiveram acordo. Ou seja, 64% dos casos não são solucionados.
O Juizado Especial do aeroporto atende passageiro que enfrentam problemas com as companhias aéreas e buscam uma conciliação. Recebem reclamações por falta de informação, overbooking (venda de serviço em quantidade maior do que a capacidade), atrasos e cancelamentos de viagens, extravio e violação de bagagens, entre outras demandas. No local, tenta-se um acordo entre as partes. Quando não há conciliação, a demanda vira processo, que é encaminhado para o juizado do domicílio do reclamante, mesmo que em outro estado.
Reportagem: Antônio Boaventura
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Foto: Ivanildo Porto