A cidade de Guarulhos recebe no dia 1º de agosto, no Centro de Educação Adamastor, audiência pública para discussão do contorno ferroviário da região Metropolitana de São Paulo, ou “Ferroanel”, iniciativa estratégica entre União e governo do estado. As cidades de Arujá, Itaquaquecetuba, Guarulhos e São Paulo são os municípios que fazem parte do traçado do Ferroanel Norte, ramal ferroviário de 53 quilômetros de extensão que interligará as estações de Perus, na capital paulsita, e de Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, em área contígua ao traçado do Rodoanel.
O Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do Trecho Norte do anel ferroviário foi entregue ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) no último dia 23. O órgão já publicou no Diário Oficial do Estado a convocação para as audiências. O EIA/Rima servirá como base para as análises de viabilidade ambiental do empreendimento e sua discussão com a população.
O Estudo foi preparado pela Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A, empresa vinculada ao Governo do Estado de São Paulo, com recursos repassados pela EPL, empresa pública federal. A implantação do Ferroanel Norte possibilitará que os trens de carga que hoje compartilham os mesmos trilhos com os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) sejam desviados, eliminando o conflito entre cargas e passageiros nos trilhos que cortam o interior da metrópole.
O novo ramal permitirá a movimentação de cargas do interior do Estado para o Porto de Santos, bem como a passagem de comboios entre o interior e o Vale do Paraíba. Em Guarulhos, o ramal passará pela região do Jardim Santos Dumont. A transposição da região metropolitana de São Paulo em uma via dedicada terá a função de transferir cargas, hoje rodoviárias, para o modo ferroviário. As projeções indicam a retirada a médio prazo de 2,8 mil caminhões/dia das estradas com boa possibilidade desse número superar 7,3 mil caminhões/dia ao longo do tempo.
O Ferroanel tem como objetivo retirar cerca de 7 mil caminhões por dia das estradas, além de separar tráfegos ferroviários de carga e de passageiros. O ramal também tem como outras atribuições movimentar cargas com menor custo logístico, melhorar transporte de passageiros sobre trilhos, aumentar competitividade das empresas, desafogar trânsito na região Metropolitana de São Paulo, diminuir emissão de poluentes e reduzir custo final de produtos.
Serviço:
– Extensão: 53,05 Km;
– Localização: São Paulo, Guarulhos, Arujá e Itaquaquecetuba;
– Traçado: Estação Perus (São Paulo) até Estação Engenheiro Manoel Feio (Itaquaquecetuba);
– Investimento – R$ 3,4 bilhões;
– Cargas – 67 milhões de toneladas/ano até 2040;
– Audiência Pública: 1º de agosto, 17h, em Guarulhos – Teatro do Centro Municipal Adamastor, Avenida Monteiro Lobato, 734, Bairro Macedo;
Reportagem: Antônio Boaventura
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