A partir desta segunda-feira (31) terá início o programa Educa Mais que implantará o período estendido para os 5os. anos do ensino Fundamental. Nesta sexta-feira (28), terminou o curso de formação especializada aos professores e coordenadores pedagógicos que atuarão nas 42 escolas que participaram da primeira fase do programa.
Entre as atividades do curso ganhou destaque a presença dos formadores Ivan Cruz Rodrigues e Wania Maria Previattelli, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), que refletiram diversas estratégias pedagógicas para que os professores possam trabalhar conteúdos didáticosde de forma lúdica e criativa.
A Diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas, Zenaide Evangelista Cobucci, esclareceu que um dos objetivos do encontro é proporcionar aos educadores novas metodologias de ensino para o Programa Educa Mais, por isso foram abordados ensino de língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático e produção textual. “Dessa vez nos pautamos em temas, que sensibilizaram os professores e demonstraram diversas estratégias lúdicas e humanizadoras. Assim, acreditamos que todos os alunos do Programa poderão cumprir sua vida escolar com muito mais qualidade”, destaca.
Durante o encontro, os professores também estão recebendo orientações relacionadas a estratégias metodológicas, recursos didáticos e ainda participando de apresentações culturais, como contação de histórias, literatura e música.
O resultado é uma formação que sensibiliza e emociona os participantes. “A ideia do Educa Mais é muito válida. A formação dos professores sobre a ampliação da jornada nos orienta no que podemos melhorar e contribuir, mostrando a importância da troca para a construção coletiva desse projeto”, observou a Coordenadora Pedagógica da EPG Jorge Amado, Veronica Freires da Silva.
Aqui tem Educa Mais
O Educa Mais é um programa da Prefeitura de Guarulhos que objetiva alavancar a aprendizagem dos alunos da Rede Municipal, e transformar a qualidade do ensino Fundamental do município. Nesta primeira etapa de implantação a medida atingirá 42 unidades escolares e estenderá de 4 para 7 horas o período das aulas, beneficiando mais de 4.000 alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental.