O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, subiu duas posições no ranking que avalia os terminais do país. Segundo a Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, o terminal saiu da 10ª posição na avaliação feita no primeiro trimestre deste ano, quando recebeu nota 4,31, para a oitava colocação entre os meses de abril e junho, recebendo nota 4,41.
No ranking, que avalia os 15 principais aeroporto brasileiros, Guarulhos aparece atrás dos terminais de Campinas (4,90), Curitiba (4,74), Brasília (4,58), Recife (4,49), Confins (4,47), Santos Dumont (4,47) e Natal (4,42). A menor nota foi do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA), com 3,86.
O índice medido de abril a junho mostrou que 92% dos viajantes avaliaram os terminais como “bons” ou “muito bons”, superando o número do trimestre anterior que foi de 91%. Com isso, o índice de satisfação geral teve nota 4,39, numa escala de 1 a 5. Neste segundo trimestre foram entrevistados 13,1 mil passageiros, sendo que quase metade dos viajantes (49%), deram notas 5 (muito bom) para o indicador de satisfação geral avaliado na pesquisa. O resultado foi a maior porcentagem registrada da série histórica desde o início da coleta de dados, em 2013. Outros 43% avaliaram com notas 4 (bom), 7% com notas 3 (regular) e apenas 1% com notas 2 (ruim).
Além disso, entre os 15 terminais avaliados, 14 tiveram nota acima de 4 – média estipulada pela Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias), – e todos eles apresentaram melhoria em relação a si mesmo na comparação com o segundo trimestre de 2016.
Para o secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, os resultados comprovam o esforço do setor em aprimorar a gestão e entregar um serviço cada vez melhor ao passageiro. “Temos trabalhado junto com os nossos parceiros para identificar e atuar nas melhorias e isso tem funcionado, como comprova a Pesquisa”, pontuou.