Guarulhos Hoje

Sesc e USP comemoram 7 de setembro com programação cultural gratuita no Parque da Independência

A Universidade de São Paulo e o Sesc Ipiranga celebram os 195 anos da emancipação política do Brasil com uma grande festa no Parque da Independência, no dia 7 de setembro, a partir das 14h. A programação no parque é completamente gratuita e conta com atividades de teatro, circo, dança, música e poesia. A organização do evento recomenda que o público leve banquinhos, almofadas ou cangas para melhor se acomodar nos locais das apresentações.

Além de um dia inteiro de atrações culturais, na ocasião, a USP lança um concurso público para os projetos de restauro e modernização do Museu do Ipiranga. A competição premiará os três melhores estudos preliminares de arquitetura para o restauro e modernização do Edifício-Monumento. A escolha será feita por uma comissão especializada.

Os visitantes do parque assistem a um concerto da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) e do CoralUSP, sob a batuta do maestro Roberto Tibiriçá. Cento e trinta artistas sobem ao palco para interpretar um repertório dedicado às obras de Johann Strauss Jr., Serguei Prokofiev, Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, além de temas populares de Tom Jobim e Ary Barroso, rearranjados por Rodrigo Morte. O grupo executa, ainda, o Hinos Nacional e o Hino da Independência.
Além de fornecer suporte técnico para a realização do evento, o Sesc Ipiranga é responsável por preparar uma programação para públicos de várias idades. Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, a participação da instituição na celebração do Museu Paulista é um alinhamento natural entre entidades que comungam de objetivos semelhantes.

Destaques da programação

Os visitantes do Parque da Independência terão a oportunidade de assistir, às 15h30, ao espetáculo “Sonho de Uma Noite de Verão”, da Cia. Novelo. Pensada para ser encenada ao ar livre, a montagem do diretor Pedro Granato tem a proposta de popularizar essa comédia de William Shakespeare. Com música ao vivo, a companhia narra as confusões amorosas entre dois jovens casais que se perdem em um bosque povoado por seres fantásticos.
Outra atração teatral é a performance “Leopoldina, Independência e Morte”, com Fabiana Gugli, que recria poeticamente os momentos finais da primeira imperatriz do Brasil. A excêntrica dama desfila pelas instalações do Museu do Ipiranga, misturando eventos de sua vida e da Independência com questões que são importantes para o país contemporâneo.

Ao longo do dia, os frequentadores do parque também terão à oportunidade de visitar a exposição “Estamos Aqui! Imaginando o Grito do Ipiranga”, com painéis fixados na fachada do Museu do Ipiranga. A mostra revela o processo de construção do quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo. A tela encomendada por D. Pedro II é uma das principais atrações do acervo do Edifício-Monumento.

Serviço:
Museu do Ipiranga em Festa
Quando: 7 de setembro, das 14h às 18h
Quanto: grátis
Local: Parque da Independência, Ipiranga-SP
Classificação: livre
*Organização do evento recomenda que os visitantes levem banquetas, toalhas, cangas e/ou almofadas para assistir às atrações no parque
Realização: SESC Ipiranga e Museu Paulista da USP e SESCSP | Apoio: FUSP, OSUSP e CORALUSP

Sair da versão mobile