Fazer um boletim de ocorrência no 7º Distrito Policial de Guarulhos pode não ser uma tarefa das mais simples. Esse cenário ocorre não por conta do atendimento dos agentes policiais, que tem avaliação positiva da população, mas em função da pouca ou quase nenhuma infraestrutura disponível na delegacia.
“Estive por três vezes no 7º DP, no Jardim São João, para fazer um boletim de ocorrência, mas não foi possível em razão de problemas com as impressoras”, contou o empreiteiro Carlos Carvalho. Além dos problemas referentes aos equipamentos, o distrito policial, segundo Carvalho, apresenta condições precárias de infraestrutura na parte elétrica, abastecimento de água, acomodações, falta de dedetização do local e sinalização.
De acordo com ele, um agente, na condição de anonimato, disse que por conta desta condição não é possível ter um atendimento a contento da população. “Os funcionários que lá trabalham estão no limite das mínimas condições necessárias e humanas de trabalho. Encontrei situações precárias, insalubre, não tem água para beber, bancos rasgados, instalações elétricas com eminência de incêndio, não tem rota de fuga em caso de sinistro (Incêndio) e falta sinalização”, explicou.
Questionada, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), informou que o 7º Distrito está localizado em prédio alugado pela prefeitura, além de esclarecer que não existe qualquer prejuízo em relação ao atendimento à população. A Seccional, inclusive está em tratativas em busca de um novo imóvel que possa trazer melhorias ao atendimento na região.
“A Polícia Civil conta com R$ 53 milhões do FISP (Fundo de Incentivo à Segurança Pública) disponibilizado para a compra de equipamentos eletrônicos, de informática, mobiliário, para sistema de tecnologia da informação, entre outros aparelhos. Em 2017, o orçamento da Polícia Civil foi ampliado em 3% e os investimentos tiveram aumento de 166%”.
Antônio Boaventura
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Foto: Ivanildo Porto