O concurso público que irá selecionar 221 alunos-oficiais da Polícia Militar está com a fase de inscrições abertas. As candidaturas, que irão até o dia 26, começaram a ser feitas na quarta-feira (27/9).
O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Os cadastros serão realizados exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). A taxa é de R$ 130.
Os candidatos selecionados ingressarão no curso superior de Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, que é o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), correspondente a um bacharelado.
A remuneração básica inicial é de R$ 2.988,05 – equivalente à soma das parcelas padrão, Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e insalubridade.
As principais atribuições do cargo estão relacionadas à gestão e comando e análise e administração de processos, com conhecimento na busca de soluções para problemas de atividades jurídicas e administrativas de preservação da ordem pública e de polícia ostensiva.
Para concorrer é preciso, entre outros requisitos, ser brasileiro, ter no mínimo 17 e no máximo 30 anos de idade, Ensino Médio completo, não ter antecedentes criminais, além de estar em dia com as obrigações eleitorais e com o serviço militar obrigatório. Os homens devem ter no mínimo 1,6 metro de altura, e as mulheres, 1,55.
Os candidatos serão avaliados em prova com questões objetivas e redação e também serão submetidos a avaliação de condicionamento físico, exames de saúde e psicológicos, além de passar por um processo de investigação social e análise de documentos.