Nos últimos dias 28 e 29 de setembro, todos os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental realizaram a segunda fase da avaliação de caráter diagnóstico quanto à escrita alfabética e à matemática. As provas foram aplicadas para mais de 10 mil alunos, com idades entre 10 e 12 anos, que integram um total de 340 salas.
As avaliações foram divididas em duas etapas, com base nos descritores da Prova Brasil, sendo a primeira de Português e a segunda, de Matemática. Para garantir a participação de crianças com baixa visão ou com deficiência visual, também foram utilizados materiais adaptados.
Os resultados têm como finalidade orientar as ações, planejamentos e práticas pedagógicas das escolas. O gabarito das provas de português e matemática já está disponível para consulta pelas unidades escolares.
De acordo com a diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas, Zenaide Evangelista Clemente Cobucci, a avaliação diagnóstica e processual permite que o grupo de professores avalie, sobretudo, suas próprias práticas pedagógicas. “A avaliação é muito importante para os professores saberem como estão os conhecimentos dos alunos, analisarem o que já foi realizado e o que ainda deve ser estrategicamente elaborado em suas práticas para que os alunos possam alcançar as aprendizagens necessárias”.