A Prefeitura de Guarulhos descartou nesta terça-feira (10) a possibilidade de realizar novos concursos públicos para ocupação de cargos na administração municipal em função da dívida de quase R$ 8 bilhões acumulada ao longo dos últimos anos. Ainda assim, a gestão Guti revelou que existem cerca de 90 certames em andamento.
A administração explicou que somente é possível abrir algum processo público de seleção quando as secretarias fazem a solicitação de contratação do profissional para exercer determinada função.
Para preencher vagas que surge na administração, a prefeitura está utilizando a classificação de diferentes concursos que sejam compatíveis com o cargo a ser ocupado. Um desses certames utilizados é o de Assistente de Gestão Pública realizado em 2015.
Naquela ocasião, o edital destacava a necessidade da contratação de 10 profissionais para serem alocados em diferentes secretarias, porém, estão pré-convocados outros 1.640 candidatos que participaram daquele processo seletivo. No entanto, não há a garantia de que sejam chamados para exercer tal função. Dos selecionados, foram convocados 62 candidatos. Desse modo, não há profissionais aguardando, mas sim, 1.568 classificados passíveis de convocação.
Antônio Boaventura
antonio.boaventura@guarulhoshoje.com.br
Foto: Sidnei de Barros