Quem vai passar o feriado de Nossa Senhora, comemorado nesta dia 12 de outubro, pode aproveitar o tempo livre para adquirir novos conhecimentos, afinal, aprender nunca é demais.
Pensando nisso, separamos algumas opções de onde encontrar cursos gratuitos oferecidos ou indicados por instituições vinculadas ao Governo do Estado de São Paulo.
Univesp
A plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) oferece aulas livres e gratuitas das mais variadas áreas do conhecimento.
Evesp
A Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP) foi criada para oferecer programas educacionais regulares, especiais e de capacitação em situações específicas à população. Há uma série de atividades disponíveis gratuitamente no site da Evesp para os alunos da rede pública estadual de ensino.
Unesp
É possível estudar na Unesp de graça e sem sair de casa. A universidade disponibiliza mais de 70 cursos on-line. O serviço é aberto ao público e os interessados podem fazer quantas disciplinas quiserem, sem restrição de quantidade.
Unicamp
A Unicamp também oferece aprendizado on-line gratuito. Se o seu interesse é aprender mais sobre negócios, o curso ideal é Modelagem de Negócios. A atividade é oferecida pela Agência de Inovação Inova Unicamp, em parceria com o Centro Paula Souza.
USP
Também é possível compartilhar conhecimento com a USP, que disponibiliza seus cursos on-line e gratuitos por meio da plataforma Veduca. Confira neste link, escolha o curso de seu interesse e aproveite bem a oportunidade de aprender.
Centro Paula Souza
Quem tem interesse em aprimorar os conhecimentos na área de gestão de pessoas, edição de imagens ou projetos pode participar dos cursos a distância oferecidos pelo Centro Paula Souza. Basta acessar a plataforma Mooc e se inscrever nas disciplinas livres da entidade.
Atualmente são seis opções: Mercado de Trabalho, AutoCad, Gestão de Pessoas, Canvas, Vendas e Gestão de Tempo. Dinâmicas, as aulas contam com leituras, vídeos, jogos e também exercício. Cada curso conta com carga horária diferente de 6 a 30 horas.
Foto: Edson Lopes Jr./ GESP