Desde terça-feira, dia 21, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, está realizando pela primeira vez a pesquisa de satisfação e opinião sobre o transporte coletivo do município. Esse trabalho prossegue até quinta-feira, dia 23, e está sendo aplicada por colaboradores da pasta identificados com o crachá da Prefeitura e trajando coletes azul escuro, em locais onde a maior demanda é de desembarque. A pesquisa pode ser conferida no portal da Prefeitura http://eventos.guarulhos.sp.gov.br/node/1066/
Os usuários de cada linha estão sendo abordados no desembarque para que respondam a entrevista, a qual consiste de 14 questões, sendo seis sobre o perfil socioeconômico do pesquisado e as demais se referem à qualidade do transporte, incluindo itens como segurança, rapidez, limpeza, tempo de espera, comportamento do operador e lotação.
Entre os locais onde a pesquisa está sendo aplicada estão terminais de ônibus (Pimentas, São João, Taboão, Cecap e Vila Galvão), Shopping Internacional, região central (ponto do relógio no cruzamento da avenida Monteiro Lobato com a rua Dom Pedro II; pontos 1 e 2 da rua João Gonçalves; pontos 1 e 2 da avenida Salgado Filho; e praça John F. Kennedy), avenida Jurema, avenida Faria Lima (ponto final Cocaia) e avenida Santos Dumont.
A Pesquisa
A pesquisa é uma exigência do edital de contratação da concessão e integra a avaliação de qualidade do transporte ofertado à população, visando a renovação do contrato. O público alvo são passageiros transportados por linha em dia útil, que em agosto somaram 367.541 pessoas. A metodologia aplicada é de amostra estratificada aleatória de 0,5%, respeitando a proporcionalidade quanto ao número de passageiros transportados, com margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%.
Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG