Período de bastante expectativa para comerciantes e consumidores, a Black Friday, que ocorreu na sexta-feira (24), registrou apenas seis reclamações de consumidores, segundo a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Guarulhos; todos os casos teriam sido solucionados, segundo o órgão.
Entre as queixas registradas estão a diferença de preço no produto, classificada como oferta, e produto indisponível para a compra. O número de reclamações neste ano é superior ao do ano passado em 600%, já que não houve qualquer registro.
O Procon revelou que, por meio de uma reunião com 70 fornecedores, firmou ajustes de conduta para solucionar de forma imediata as demandas dos consumidores prejudicados com o evento Black Friday. Os estabelecimentos comerciais que não atender o cumprimento de ofertas/publicidades serão autuados conforme a Lei Federal n.º 8078/90 (Código de Proteção e Defesa do Consumidor). A primeira edição da Black Friday no Brasil aconteceu no ano de 2010 com 50 lojas do varejo nacional pela internet.
A coordenadoria orienta os consumidores que sentirem-se lesados na Black Friday, a registrarem suas reclamações expressas no órgão em uma de nossas unidades de atendimento localizadas no Centro – praça Getúlio Vargas, 457 –, Tel. 2468-0008, Jardim São João – rua Mesquita nº 161 -, Tel. 2229-2207, ou no Pimentas na avenida Capitão Bonito nº 53, Jardim Marcos de Lourdes –, Tel. 2484-1070.
Antônio Boaventura
antonio.boaventura@guarulhoshoje.com.br
Foto: Ivanildo Porto