Acontece hoje o leilão para a concessão internacional dos 47,6 km do trecho Norte do Rodoanel. A concessionária que vencer a licitação terá que investir R$ 581,5 milhões para a operação do anel viário no período de 30 anos de concessão.
A empresa ou consórcio vencedor da licitação terá que dar a maior oferta, sendo que o lance mínimo é de 462.367.014. O leilão ocorrerá na sede da B3 (ex-BM&F/Bovespa). Poderão participar da concorrência empresas nacionais, estrangeiras, fundos de investimentos e entidades de previdência complementar – isoladamente ou em consórcio.
Segundo o HOJE apurou, entre os interessados nos empreendimento estão as empresas brasileiras CCR e Ecorodovias e a italiana Atlantia, controladora da AB Concessões que já atua no país.
A concessão traz uma série de exigências para o vencedor, que deverá fazer investimentos em equipamentos, obras, operação e socorro médico e mecânico ao longo dos 30 anos de contrato.
A proposta prevê a concessão para instalação e operação de um posto de serviço e abastecimento em cada trecho do anel viário Leste, Oeste, Sul e Norte. O edital prevê revisões a cada quatro anos para readequação dos planos de investimentos, dos planos de seguros, garantias e dos indicadores de desempenho.
A concessionária terá que equipar o trecho Norte com wi-fi (internet sem fio) ao longo de toda a malha para fornecer ao usuário informações sobre o sistema, a situação do trânsito, condições climáticas e eventuais bloqueios de pista.
Caberá a concessionária, ainda, a construção das praças de pedágio em toda a rodovia. Segundo o edital, os veículos que trafegarem pelo trecho Norte pagarão R$ 3,30 na saída das cinco ligações com os outros sistemas: Dutra, trechos Leste e Oeste, Fernão Dias e Aeroporto de Guarulhos.
Trecho Norte do Rodoanel – A construção do Trecho Norte está em estágio final a cargo da Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A. A nova via é essencial para ligar o Porto de Santos – o maior do país, ao Aeroporto de Guarulhos, também o maior do Brasil. E, principalmente, viabilizar essa ligação sem passar por dentro da cidade de São Paulo. Seu traçado tem início na confluência com a avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Foto: Luís Moura/Folhapress