A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) realizou nesta quinta-feira, dia 1º, mais um acompanhamento de risco na comunidade Vila das Malvinas, a fim de orientar as famílias sobre as ameaças de desastres naturais na região. A área foi atingida por alagamentos no início do ano e possui um morro íngreme, passível de ocasionar o deslizamento de pedras sobre as residências.
O Departamento de Assistência Humanitária da Comdec notificou treze casas localizadas em área de risco, e as famílias foram orientadas sobre o perigo no local e as providências necessárias para a prevenção de tragédias.
O monitoramento de áreas de risco é desenvolvido permanentemente no município pela Defesa Civil, além de estudos baseados nos aparelhos pluviométricos, que medem o índice de chuvas em doze regiões da cidade. Por meio do programa Comunidade mais Segura, as equipes também fazem a orientação dos moradores locais para a prevenção de desastres naturais.
Em novembro passado, a Defesa Civil iniciou o Plano Verão, um programa de monitoramento e identificação de regiões de perigo iminente, com a finalidade de prevenir ocorrências como alagamentos, desmoronamentos, deslizamentos de terra, quedas de árvores, etc. A iniciativa prossegue até o final deste mês.
Serviço:
Telefone de emergência: 199
Rua Orlândia, 261 – Jardim Santa Francisca Cep.: 07197-010
Telefone da Comdec: (11) 2461-9286