A pouco mais de 100 dias para o encerramento do contrato com o Grupo Trail, a prefeitura promete lançar nos próximos dias o processo de licitação para a prestação de serviço de coleta de lixo no município. O acordo da municipalidade com aquela empresa expira no dia 29 de julho deste ano, sem a possibilidade de prorrogação do mesmo.
O Grupo Trail substituiu a Quitaúna Serviços S/C no dia 31 de janeiro deste ano. Desde a presente data, a empresa coleciona na cidade diversas queixas sobre a prestação de serviço realizada como o descompasso de horário das coletas em determinados pontos da cidade e até da falta de coleta em locais diversos do município.
Para melhorar a qualidade de seus serviços prestados em Guarulhos, o Grupo Trail revelou que realiza estudo de carga para fazer uma nova divisão de setores da cidade, para otimizar a coleta e, com isso, permitir um processo de transbordo mais eficiente. Além desta possibilidade, a empresa ressalta que possui moderno sistema de gerenciamento de frotas utilizado no país. Com o sistema é possível verificar, em tempo real, onde está cada um de nossos veículos de coleta.
Ela também destaca que nesta segunda-feira, 23, inicia a operação do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) via telefone, para oferecer um novo canal de atendimento para a população poder fazer sugestões, reclamações e buscar informações. No entanto, esse sistema vai cruzar as reclamações com os dados recolhidos pelo sistema de monitoramento.
Já a administração pública afirma que mantém constante contato com a empresa a fim de garantir a correta prestação do serviço.? E que também monitora em tempo real por GPS, toda a frota de 50 caminhões que realiza a coleta de lixo domiciliar na cidade. Com essa tecnologia, é possível acompanhar todo o trajeto realizado pelos veículos e com isso averiguar se a coleta foi de fato realizada em todos os endereços programados.
Antônio Boaventura
antonio.boaventura@guarulhoshoje.com.br
Foto: Ivanildo Porto