Além de tirar dúvidas sobre as enfermidades, os usuários também receberão informações sobre os pontos de retirada de medicamentos gratuitos, distribuídos pelo Ministério da Saúde.
Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem aferir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, a medição deve ser realizada no mínimo duas vezes por ano.
Os sintomas da hipertensão costumam aparecer quando a pressão está alta. Dores no peito, de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal estão entre os sintomas mais comuns. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada.
Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão
A data marca a luta contra a pressão alta, doença que mata 300 mil brasileiros anualmente, 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos. A hipertensão ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins.
Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles: o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física.
Ações de Saúde e Bem-estar
A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.