A dívida da Secretaria da Saúde com os insumos está em R$ 4.270.422,01, de acordo com dados divulgados pela administração municipal. Segundo a prefeitura, no início da nova gestão durante o ano passado, o valor estava em R$ 4.671.326,22.
No mês de fevereiro deste ano, integrantes do Movimento Popular pela Saúde chegaram a relatar a falta de 50% dos insumos no almoxarifado da prefeitura, porém, na ocasião, a Secretaria da Saúde reconheceu os problemas relacionados ao abastecimento, porém, apontava um déficit de 40% dos 1.970 itens para utilização das unidades e distribuição pelos programas durante aquele mês.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), usuários e até um funcionário que não quis se identificar também relatam falta de insumos e medicamentos, como é o caso da UBS São Rafael, localizada na rua Domingos de Abreu, n° 216, na Vila São Rafael, a unidade estaria sofrendo com a falta de diversos itens básicos, como papel higiênico, medicamento como Dipirona, além de prontuário e papel toalha.
Quanto aos problemas da UBS São Rafael, a Secretaria de Saúde alega que o fornecimento de dipirona está regular, e a UBS está com o saldo cheio deste medicamento. “Em relação aos demais insumos, a licitação já foi realizada e os produtos já estão sendo entregues nas unidades”.
Reportagem: Ulisses Carvalho
ulissescarvalho@grupomgcom.com.br
Foto: Divulgação