Guarulhos Hoje

Exposição na Biblioteca Monteiro Lobato mostra a relação entre o negro e o trabalho

Entre os dias 16 de maio e 9 de junho, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e sábados das 9h às 14h, o Salão Expositivo da Biblioteca Monteiro Lobato apresenta a exposição “O Negro e o Trabalho”, mostra composta por cerca de 25 imagens do fotógrafo João Machado que retratam o negro em diversas atividades profissionais. A exposição, cujas fotos integram o acervo da Seção de Artes Visuais da Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), é gratuita e tem classificação livre.

As imagens são resultado da aproximação de João Machado com a fotografia documental sobre o tema “Consciência Negra” e são marcadas por simplicidade e leveza. O fotógrafo registrou as imagens em regiões periféricas da cidade, em bairros como Lavras, São João e Soberana, buscando a singularidade de profissões como engraxate, coletor de lixo, entregador de gás, motorista de ônibus, entre outras, que atendessem a proposta de mostrar a relação do homem negro com o trabalho.

A tomada de imagens, realizada em 2004, rendeu ao trabalho uma exposição de fotos em diferentes espaços culturais da cidade. Na época, todo o acervo que compôs a mostra foi doado para a então Secretaria de Cultura.

Sobre João Machado

João Machado iniciou a carreira em 1993 e, seis anos depois, voltou sua atenção para a fotografia documental, quando começou a acompanhar o dia a dia dos trabalhadores em olarias na periferia de Guarulhos, trabalho que lhe rendeu um ensaio fotográfico chamado “Olarias”, em 1997, e prêmio no I Salão da Fotografia de Guarulhos, 1999, duas mostras fotográficas e a publicação de livro pela Secretaria de Cultura.

Em 1998, foi destaque no Salão de Fotografia de Sorocaba Cartier Bresson; Teve menção honrosa no concurso “Acerte o Foco – Pessoas”, da revista Fotografe Melhor; participou também de coletiva na extinta Casa da Fotografia Fuji. Em 1999 obteve o Registro Profissional na Federação Nacional dos Jornalistas de SP (FENAJ). Em janeiro de 2004 realiza a exposição “Vitalino, o mestre do barro”, projeto vinculado à Secretaria de Cultura de Guarulhos. Realiza mostra individual “O Negro e o Trabalho”, na Secretaria de Cultura de Guarulhos;

Em 2005 foi premiado no Concurso Sérgio Buarque de Olanda e ainda publicou o livro ”Olaria”. Desde 2002 documenta a romaria de Bom Jesus da Lapa / BA.

Participa do projeto “Povos de São Paulo”, publicação da prefeitura de São Paulo em homenagem aos 450 anos da cidade; Em 2008 parte de seu ensaio sobre os romeiros foi publicado na Revista Caros Amigos, edição 125, editado por Walter Firmo. Em 2009 foi um dos 30 finalistas entre 9000 inscritos no II Concurso Nacional Consigo a Melhor Imagem, e no ano seguinte ocupa o Salão Consigo com a mostra “Origens”.

No ano passado, João participou da SP – arte/foto, sendo representado por duas grandes galerias. Atualmente, tem uma exposição de trabalhos expostos na Caixa Cultural de Salvador.

Serviço:

Exposição: “O Negro e o Trabalho”, do fotógrafo João Machado

Data: de 16 de maio a 9 de junho

Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 14h (exceto feriados)

Salão Expositivo da Biblioteca Monteiro Lobato

Rua João Gonçalves, 439, Centro – Guarulhos

Entrada gratuita

Classificação livre

 

Sair da versão mobile