De janeiro a junho deste ano, a Prefeitura de Guarulhos, por meio do Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Públicos (SSP), aplicou R$1.232.045,23 em multas relacionadas ao transporte de resíduos sem licença e flagrante de descarte irregular de materiais. O valor é 202% a mais do que o total das multas aplicadas em 2017, que foi de R$406.684,89.
Diversos veículos e equipamentos foram apreendidos nas ações de fiscalização realizadas com apoio da Secretaria de Segurança Pública e da GCM Ambiental, que tem papel fundamental nas abordagens.
O secretário de Serviços Públicos Edmilson Americano ressalta que, em alguns casos, o descarte é feito no meio de ruas e avenidas, impedindo a passagem de pedestres e veículos. “É muito triste verificar tamanho descaso com a cidade. Algumas pessoas simplesmente jogam entulho e todo tipo de resíduos no meio da rua. Ficarei feliz o dia em que este tipo de coisa não acontecer mais e que não haja mais necessidade de aplicarmos multas”.
Os valores arrecadados com a efetivação do pagamento das multas são destinados ao Fundo Municipal de Resíduos Sólidos, de acordo com a lei municipal 7.489/16.
Destinação correta
A Prefeitura de Guarulhos disponibiliza 19 Pontos de Entrega Voluntária de materiais (PEVs), onde a população pode deixar, gratuitamente, entulho, móveis em madeira desmontados, colchões, sofás e podas de árvores. Cada munícipe pode levar 1m³ de resíduos por dia, o que equivale a 12 carrinhos de mão cheios.
Para volumes acima de 1m³ diário, é necessária a contratação de um transportador cadastrado e licenciado no município, que deverá possuir o CTR – Controle de Transporte de Resíduos.
Os PEVs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h, e aos sábados, das 8h15 às 15h30. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura de Guarulhos: www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/pev
Denúncias
Denúncias de descarte irregular de materiais podem ser realizadas pelo número 0800 772 2006. Não é necessário se identificar.