O Hospital Geral de Guarulhos, localizado na Alameda dos Lírios, no bairro do Parque Cecap, firmou uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês, um dos maiores do país, em busca de uma melhoria no atendimento prestado ao paciente. A parceria foi realizada através do programa Lean nas Emergências, um projeto que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.
O objetivo é promover um melhor atendimento, além de diminuir o tempo de espera na parte de urgência e emergência, proporcionando também a capacitação dos profissionais do hospital. Um curso já foi realizado entre os funcionários do HGG com o apoio do Hospital Sírio-Libanês no início deste mês.
A assinatura dessa parceria foi realizada no dia 6 de junho, porém, o projeto já começou há um mês, segundo o diretor técnico do HGG, o doutor Afonso Machado, 59. “Nós realizamos todo um mapeamento dos pacientes, como o tempo que leva para realização de um exame e também na parte do pronto socorro, com o objetivo de oferecer um atendimento mais rápido e eficiente”, destacou.
De acordo com o diretor do HGG, a cada 15 dias funcionários do Hospital Sírio-Libanês passam dois dias no hospital para verificar o que pode ser realizado para diminuir o tempo de espera do paciente.
Em média, o HGG realiza 10 mil atendimentos por mês, segundo informações de Machado, sendo 80% atendimentos de menor complexidade e 10% casos mais graves, além de contar com 298 leitos para internação entre enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Esse processo é muito dinâmico, já que o mapeamento envolve todas as áreas do hospital, pois um setor está ligado ao outro”, afirmou Machado, destacando que o projeto de parceria prevê duração de três anos.
Reportagem: Ulisses Carvalho
ulissescarvalho@grupomgcom.com.br
Foto: Ivanildo Porto