A Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec) finalizou nesta sexta-feira (20), o curso de Prevenção a Riscos Urbanos, ministrado a 100 atiradores do Tiro de Guerra de Guarulhos (TG), com um simulado de inundação em cenário que representava uma comunidade com cerca de 50 residentes. O curso durou aproximadamente dois meses e contou com a parceria do Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal (GCM).
Os atiradores foram divididos para atuar como munícipes, serviço de resgate e assistência social. A ação simulou desde o início da inundação, o êxito do resgate e o pós-salvamento, com as orientações e acolhimento às vítimas, o cadastramento em programas habitacionais e entrega de doações.
Para dinamizar ocorrência, servidores da Defesa Civil foram designados a papéis de vítimas em casos delicados, como cadeirantes, grávidas, pessoas com crianças de colo – representadas por bonecos -, e o cão mascote da Comdec, Rocky.
Berenice Gomes, que atua no setor orçamentário da Defesa Civil, participou como gestante e afirma que a integração dos setores é essencial no dia a dia. “Foi muito enriquecedor. Hoje fiz o papel de gestante e me deram a prioridade do atendimento, o que foi muito importante. É isso que a comunidade espera”, explica a funcionária.
O subtenente Silvério, que acompanhou o curso, explanou sobre a possibilidade do trabalho em conjunto com outros órgãos. “A Prefeitura tem proporcionado ações integradas para defender aos interesses da população quando se fala de meio ambiente, vida e patrimônio. É perceptível o carinho com cada detalhe, desde a preparação, instruções e montagem”, afirma.
Por fim, o coordenador da Defesa Civil, Waldir Pires, encerrou o evento agradecendo a colaboração de cada participante, e ressaltou o comprometimento perante a sociedade. “Trabalhamos com afinco para ajudar a população em momentos graves. Nós somos treinados para responder a confiança que a população guarulhense tem em nosso trabalho”, finalizou o coronel.
Imagens: Lucas Dantas/ PMG