A Divisão de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) realizou ações de combate a invasões de áreas de preservação. A primeira ação foi em conjunto com a Fundação Ambiental do Estado de São Paulo e GCM Ambiental no Parque do Itaberaba, região do Tanque Grande, onde foi mapeada uma série de residências de veraneio em áreas invadidas do parque.
A Sema vai propor uma ação em conjunto com o Ministério Público (MP), Meio Ambiente Estadual e Ibama para a demolição dessas residências e punição aos supostos proprietários por crime ambiental.
As residências não são moradias de famílias, são casas para utilização em férias e finais de semanas, algumas delas possuí até piscina, todas de alvenaria e com acabamentos de qualidade.
Numa outra ação, a fiscalização da Sema realizou a demolição de cerca de oito barracos, construídos em área pública proveniente de compensação ambiental do empreendimento habitacional Residencial São Judas, na Região do Pimentas, que foram entregues em 2 de julho.
No local, foram plantadas cerca de 180 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica numa área de cinco mil metros, a fiscalização flagrou muitas dessas mudas danificadas pelos invasores.
A Guarda Civil Municipal deu todo o suporte para a retirada dos invasores e na demolição dos barracos que aconteceu de maneira pacífica e sem resistência. Os invasores foram alertados sobre a prática de crime ambiental e as penas que podem acarretar em nova invasão.
Foto: Divulgação PMG