Reportagem: Ulisses Carvalho
ulissescarvalho@grupomgcom.com.br
O Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, teve o segundo dia consecutivo de atrasos e cancelamentos de voos. Somente a companhia aérea Latam Airlines Brasil, cancelou nesta sexta-feira (14), 20 voos programados para pousar ou decolar do aeroporto paulista, e de acordo com a companhia aérea o problema teria ocorrido devido ao mau tempo.
Os problemas começaram na manhã de quinta-feira (13), quando os passageiros que viajariam pela companhia aérea Gol protestaram no saguão de embarque após atrasos para destinos na região do Nordeste, como Salvador e São Luís, no Maranhão. Com a forte chuva da tarde da tarde do mesmo dia, o aeroporto teve a operação afetada novamente, inclusive tendo que operar por instrumentos.
“A Gol informa que devido o fechamento consecutivos do Aeroporto de Congonhas e de Guarulhos, em São Paulo, ontem por condições meteorológicas, 16 voos da Companhia foram afetados sendo deslocados para pousos em outros aeroportos, sendo necessário realizar remanejamentos em sua malha aérea, impactando voos com origem, escala, conexão ou destino nesta cidade durante a noite de ontem”.
Segundo a Gol, a companhia ainda providenciou alimentação e hospedagem aos clientes com voos cancelados, além de destacar que todos estão sendo reacomodados em outros regulares ou reforços criados para atender a demanda dos passageiros nesta manhã no aeroporto. Os voos de reforços são o G3 9000 Guarulhos-Navegantes (SC), G3 9010 Guarulhos-Fortaleza (CE), G3 9240 Guarulhos-Montevidéu, G3 9004 Guarulhos- Campo Grande (MS) e G3 9012 Guarulhos-Caxias do Sul (RS).
Já a Latam, destacou que em razão das fortes chuvas que ocorreram, teve toda a malha aérea em todo o país impactada e remanejada. “Ao todo, a Latam precisou cancelar 18 voos ontem (13) com origem ou destino a Guarulhos, além de outros 20 voos programados para pousar ou decolar do aeroporto paulista nesta sexta-feira (14). A maior parte dos cancelamentos de hoje (14) visam contornar a situação e normalizar a operação o mais rápido possível”.
De acordo com a companhia aérea, os passageiros dos voos cancelados a partir da tarde desta sexta-feira (14), já estão sendo avisados sobre as alterações previamente antes de se deslocarem aos aeroportos e serão reacomodados nos próximos voos.
Foto: Ivanildo Porto