Antônio Boaventura
antonio.boaventura@guarulhoshoje.com.br
Está nas mãos do prefeito Guti (PSB) a possibilidade de viabilizar a implantação do programa Remédio em Casa, iniciativa do vereador Paulo Roberto Cecchinato (PP), que teve aprovação da Câmara Municipal em seu último dia de trabalho legislativo. Programa similar também é executado na cidade de São Paulo desde o ano de 2005.
A proposta é a de instituir a distribuição gratuita de medicação na residência de pacientes do SUS idosos, com mais de 65 anos de idade, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e portadores de doenças crônicas. Com a aprovação da respectiva proposta, a mesma só terá validade caso tenha a sansão do prefeito Guti e a devida publicação no Diário Oficial do Município (DOM).
“Entre 90 a 95% da população guarulhense é carente deste serviço da saúde pública por não ter acesso a saúde privada. Guarulhos tem uma característica diferente das demais, mas não é por isso que vamos deixar de atender os idosos. Acho que tem de achar meios para tanto”, declarou Cecchinatto.
Desde 2005, esta iniciativa é realizada pelo município de São Paulo. Por lá, o programa consiste na entrega domiciliar de medicamentos em quantidades suficientes para o período de 90 dias para portadores de doenças/ patologias crônicas; estáveis e controlados clinicamente; em acompanhamento nas Unidades de Saúde. Cecchinatto ressalta que a proposta é beneficiar as pessoas com dificuldade de locomoção.