Guarulhos Hoje

Documentário mostra a importância da Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso

No próximo dia 30, quinta-feira, às 20h, o Projeto Cine Cultura apresenta o documentário “Terra de Fé”, dos diretores guarulhenses Tico Barreto e Marina Pinto, no Cineclube do Adamastor Centro. A exibição, uma iniciativa da Secretaria de Cultura, tem entrada gratuita e classificação livre. Após o documentário, haverá um bate papo com os diretores sobre o tema abordado no filme.

O longa-metragem mostra a fé, história e importância da Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso para a cidade de Guarulhos. Por meio de depoimentos de pessoas que vivem na região do bairro Bonsucesso, “Terra de Fé” remonta à época em que a imagem de Nossa Senhora fora trazida de Portugal e a igreja construída em taipas de pilão, em uma terra que cura, para recebê-la. Mais de duzentos e setenta anos se passaram entre canções, danças, união de povos e hinos de louvores, e todo mês de agosto, a fé se renova e a terra, o barro sagrado, cura.

O documentário

Em meados de 2009, Tico Barreto conversou com pessoas da cidade sobre as manifestações culturais e religiosas em Guarulhos e, desses bate-papos, compreendeu o limiar entre religiosidade e cultura ancestral. Em meio às pesquisas do Coletivo Cobra-Coral, que resgata músicas de povos, o cineasta conheceu a fotógrafa Marina Pinto, moradora do bairro de Bonsucesso. Foi Marina quem relatou a Tico a união de diferentes povos, dentre os quais indígenas e negros que, juntos, fazem a carpição da terra do entorno da Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso, preparando o ambiente para receber os romeiros e realizar a centenária festa.

Encantado com a musicalidade que permeia todo esse processo de construção, Tico idealizou a produção de um longa-metragem, transformando seu olhar a cada depoimento de pessoas que o esclarecia sobre a tradição. Essa vasta pesquisa de campo e coleta de rico material resultaram na elaboração do documentário “Terra de Fé”, no qual conceito do sagrado feminino se faz muito presente.

“O que mais me sensibilizou foram os discursos ecumênicos do padre e do bispo, segundo os quais a religião é um instrumento para unir os povos e somar forças para empreendimentos em comum, como ocorreu na própria construção da igreja”, explica Tico.

Em meio aos preparativos para a Festa da Carpição, Tico conheceu a “terra benta”, abençoada pelo padre, um símbolo muito forte da santidade e da fé das pessoas.

Serviço:

Projeto Cine Cultura – “Terra de Fé”

Data: quinta-feira, 30 de maio

Horário: 20h

Local: Cineclube do CME Adamastor

Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita

Sair da versão mobile