Antônio Boaventura
antonio.boaventura@guarulhoshoje.com.br
A Associação dos Rotarianos de Guarulhos recebeu da Universidade Santo Amaro (Unisa) a importância de R$ 100 mil para empregar em ações de prevenção e combate ao Covid-19. De acordo com o empresário Valdir Silva, presidente dos rotarianos no município, a quantia será destinada para aquisição de materiais de proteção individual e outros acessórios que, segundo ele, possam colaborar na redução dos impactos causados por este vírus.
“É uma instituição mundial que atua com muita expertise no combate a fome, epidemias, pandemias, erradicação de doenças, em serviços humanitários pós guerra. A Unisa nos procurou para canalizar as doações e direcioná-las para o combate ao vírus. Compraremos equipamentos e produtos que ajudem o sistema de saúde de Guarulhos a diminuir o impacto da doença em nossa cidade”, explicou Valdir Silva.
O Rotary é uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Cerca de 1,2 milhão de rotarianos pertence a mais de 31.000 Rotary Clubs em 166 nações. Rotary é um entidade humanitária apolítica e sem vínculos religiosos, fundada em 1905.
“Esta é uma ação muito propositiva, onde outras empresas também deveriam aderir pois com certeza ajudará a salvar vidas e diminuir o impacto social que essa pandemia esta trazendo para o mundo todo e ao nosso município também. Estou em contato com o secretário de Saúde José Mario para ver o que mais ajudaria nesse momento. Ele esta fazendo um levantamento, inclusive nos abastecendo com informações como fornecedores, marcas e basa de preço”, declarou.
No mundo inteiro, os Rotary Clubs reúnem-se semanalmente, sem vínculos políticos ou religiosos, estando abertos a todas as culturas, raças e credos. A Fundação Rotária do Rotary International é entidade sem fins lucrativos que promove a compreensão mundial por meio de programas internacionais de prestação de serviços humanitários e intercâmbios educacionais e culturais. A Fundação é sustentada somente pelas contribuições espontâneas de rotarianos e daqueles que compartilham o ideal de um mundo melhor.
Desde 1947, a Fundação já outorgou mais de US$ 1,1 bilhão para projetos humanitários e educacionais, os quais são implementados e administrados localmente por Rotary Clubs e distritos.
“Em paralelo, alguns Clubs de Rotary estão fazendo outras ações, como ajuda com alimentação, ajuda a asilos. Eu estou presidente da Associação de Rotarianos e essa ação esta direcionada exclusivamente a esse propósito dos materiais para os hospitais”, concluiu.