Em conjunto com a Prefeitura de Guarulhos, a Guarupass, entidade que congrega as três concessionárias do transporte coletivo da cidade (Viação Urbana Guarulhos, Empresa de Ônibus Vila Galvão e Viação Campo dos Ouros), divulgou nesta segunda-feira (27) os protocolos de segurança, higienização e assepsia para o transporte público. O material está reunido em uma cartilha com 12 tópicos que serão seguidos para proteger os usuários contra a disseminação da Covid-19.
Na última sexta-feira (24) o prefeito Guti anunciou que dentro do planejamento de retomada econômica a frota de ônibus nas ruas voltaria aos 100%, apesar da demanda de passageiros ainda estar abaixo de 50% em relação ao período anterior à pandemia.
Guarulhos é a primeira cidade da Região Metropolitana de São Paulo a adotar um protocolo de segurança para o transporte público. Também foi o primeiro município do Estado, ainda no mês de abril, a exigir o uso de máscaras de proteção nos ônibus.
Medidas
Entre as novidades apresentadas estão a demarcação dos assentos, respeitando o espaçamento social, além da higienização constante dos veículos e terminais. Em acordo com a Prefeitura de Guarulhos, os itens a seguir já estão sendo adotados pelas empresas concessionárias e pela Guarupass para dar mais segurança aos usuários do transporte público:
1 – Manutenção constante das janelas dos ônibus abertas para renovação do ar;
2 – Limpeza e higienização dos ônibus nas garagens;
3 – Limpeza e higienização dos ônibus nos terminais;
4 – Limpeza e higienização dos terminais (duas vezes ao dia);
5 – Utilização dos aplicativos de compra de crédito (Guarupag e CittaMobi);
6 – Atualização do aplicativo CittaMobi com informações de rota e tempo de espera dos ônibus para evitar aglomerações nos pontos de parada;
7 – Máscara obrigatória para embarque nos ônibus da cidade, bem como adesivos fixados em todos os coletivos mostrando a necessidade do uso;
8 – Diversas campanhas de prevenção na forma online (sites da Guarupass e da Prefeitura);
9 – Manual online de prevenção e comportamento para profissionais do transporte e loja de atendimento da Guarupass, além dos terminais;
10 – Renovação dos cartões e recadastramento suspensos;
11 – Loja de atendimento Guarupass e terminais 100% adaptados com todos os equipamentos de segurança para os usuários do transporte e colaboradores:
A) Divisórias em acrílico;
B) Máscaras;
C) Marcação de distanciamento no solo;
D) Totem com álcool em gel;
E) Obrigatório uso de máscaras;
F) Demarcação de assentos respeitando o espaçamento social;
G) Agendamento de horário para atendimento na loja Guarupass;
12 – Horário de atendimento do Call Center e chat estendidos.