A
pandemia provocou um salto na participação do comércio eletrônico no total das
vendas do varejo no principal mercado consumidor do País. Entre janeiro e junho
deste ano, a fatia do comércio online no varejo total do Estado de São Paulo
passou de 2,9% para 3,7%, um avanço de 0,8 ponto porcentual. Foi a mesma taxa
de crescimento alcançada entre 2013 e 2019, revela um estudo da Federação do
Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), com dados do varejo físico e
do varejo online, apurados pela Ebit, empresa que monitora o comércio online.
“Em apenas seis meses de pandemia, a
participação do comércio eletrônico no varejo cresceu o equivalente aos seis
anos anteriores”, afirma a assessora econômica da Fecomércio-SP, Kelly
Carvalho.
Na capital paulista, o ritmo de crescimento foi
ainda mais acelerado. As vendas online fecharam o primeiro semestre respondendo
por 5% da receita do varejo, com avanço de 1,4 ponto sobre o final de 2019. De
2013 para 2019, o crescimento havia sido de 1,1 ponto.
A perspectiva é que a capital paulista encerre o
ano com o comércio online respondendo com algo entre 6% e 7% das vendas do
varejo, prevê a economista. Se a projeção se confirmar, a cidade de São Paulo
vai se aproximar do desempenho de Nova York (EUA), onde o varejo online
responde por cerca de 10% do total. Para o Estado, ela acha que a fatia do
comércio online encerre o ano em torno de 5%.
Há um consenso no mercado de que as compras
online são uma tendência que veio para ficar. É que o fim completo do
isolamento ainda é visto como uma incógnita, enquanto não houver uma vacina
contra a covid-19. “O varejista que não está hoje no e-commerce está com
os dias contados, porque é uma questão de competitividade.”
Pequenos
Além de aplicativos próprios das lojas, uma das
alavancas desse resultado foram os marketplaces ou shoppings virtuais, que
permitiram que lojas pequenas ingressassem no varejo online com facilidade.
Esse foi o caso de Raphael Chiarelli, dono de
uma loja de aparelhos para surdez na zona norte da capital. Com uma clientela
acima de 70 anos, as vendas da loja física caíram para zero na quarentena.
“Sempre fui contra a internet por causa do perfil do meu cliente, mas,
como não tinha opção, resolvi arriscar.” Com a loja online, a receita foi
multiplicada por seis, mesmo vendendo pilhas e acessórios, já que os aparelhos
não são permitidos. Com o crescimento do negócio, ele fez seis contratações e
criou uma segunda loja virtual de eletrônicos. “Não pensei que fosse dar
nisso.”
Márcia Cristina Proença Lemes, dona de uma loja
de artigos religiosos no Santuário de Aparecida, também viu no marketplace uma
saída para vender algum produto com a loja física fechada. “É uma vida
nova que eu não vou deixar de lado, é uma renda a mais.” Com a reabertura,
a loja física vende hoje 35% do que vendia no ano passado, enquanto a online
ajudou a atravessar a fase de isolamento sem demissões.
A corrida dos pequenos lojistas e dos
consumidores para o mercado online é nítida nos resultados dos grandes
varejistas. As vendas online do Magazine Luiza cresceram 127,5% no primeiro
semestre e responderam por 78,5% do faturamento total na pandemia. Seis mil
novos vendedores ingressaram no marketplace da empresa no segundo trimestre,
que representa 27% do e-commerce.
No Mercado Livre, que é um marketplace, o número
de novos vendedores no País no segundo trimestre cresceu entre 15% e 20% ante o
primeiro trimestre. Também 2,6 milhões de consumidores acessaram pela primeira
vez a plataforma no Brasil.
A economista da Fecomércio-SP ressalta que a
preocupação do setor agora diz respeito às tentativas do governo de tributar a
economia digital, atribuindo aos marketplaces a obrigação de fiscalizar o
pagamento de imposto pelas lojas online e também de recolhê-lo, caso a loja não
o faça. Isso já ocorre com o ICMS na Bahia e no Rio, diz Kelly, destacando que
é intenção do governo federal adotar o mesmo mecanismo – que deve fazer parte
da reforma tributária.