Guarulhos Hoje

Trabalho universitário melhora resultados da Central de Reciclagem da Prefeitura

Desde o início de 2020 os cooperados que atuam na Central Municipal de Triagem de Materiais Recicláveis, no Jardim Ponte Alta, têm conseguido aumentar a produtividade e os rendimentos mediante algumas mudanças implantadas na separação e no armazenamento dos materiais recicláveis que chegam ao local. As mudanças foram sugeridas em um trabalho de conclusão de curso dos alunos de administração, ciências contábeis, engenharia da produção e engenharia mecatrônica da Faculdade Torricelli, no Macedo. A intermediação entre faculdade e cooperativa foi feita pela Secretaria de Serviços Públicos.

Uma das principais propostas elaboradas pelo trabalho acadêmico é a mudança na ordem da separação dos resíduos na esteira, com prioridade para materiais considerados mais fáceis, como papelão, isopor e vidros, além do armazenamento em big bags que possibilitam melhor aproveitamento do espaço. Com a aplicação das mudanças, a produção de materiais triados aumentou de 12 bags triados por dia para 35.

O secretário de Serviços Públicos, Rodnei Otávio Minelli, explica que o proposta está sendo aplicada gradualmente após avaliação de todos os fatores que possam interferir, dentre eles a pandemia do novo coronavírus. “É gratificante ver essa parceria, em que um trabalho acadêmico é feito com o objetivo de melhorar a qualificação profissional e aperfeiçoar a produtividade desses trabalhadores, que fazem tanto pela nossa cidade” afirmou.

 A central


Inaugurada em agosto de 2016, a Central Municipal de Triagem de Materiais Recicláveis (rua Mário Luis Macca, 1.522, Jardim Ponte Alta I) dispõe de galpão, sala de administração, depósito, cozinha, banheiros e vestiários. O gerenciamento é feito pela Cooperativa de Trabalho de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis Luta e Vida, fundada em 2015 por trabalhadores da região.

Sair da versão mobile