Guarulhos Hoje

Coluna 35

Lei é lei

Ainda sem resposta a questão da legalidade ou não do novo entendimento da prefeitura sobre a Lei 6793/2010 que, via de regra, majorou tributos que são calculados sobre o valor venal dos imóveis de Guarulhos. Tributaristas ouvidos pela Coluna 35 entendem que a retirada do desconto de 20%, previsto na lei, é inconstitucional por não atender a regra básica de passar pela Câmara com novo texto e ter validade somente em 2022. Pelo lado da Administração, não houve nova informação, que não a de tudo estar fundamentado em parecer da PGM (Procuradoria Geral do Município). Estamos aguardando cópia do parecer que autorizou a alteração para consulta mais balizada junto acadêmicos do Direito. Aguardem.

Segredos

O vereador Geléia Protetor (PSDB) não esconde seu grande descontentamento com a presidente de seu partido, Fran Corrêa. Em recente entrevista, o parlamentar mandou recado claro de que tem informações sobre a ex-candidata peessedebista que podem vir à público, caso ela opte pelo confronto. Agora todo mundo quer saber do que se trata.

Em análise

Ao ser desativado, o Tramway da Cantareira ou Estrada de Ferro Cantareira, que ligava São Paulo à Base Aérea de Cumbica, até o início da década de 60, ao ser desativado, deixou uma trilha de áreas públicas que foram irregularmente ocupadas. São terrenos que nunca foram devidamente resgatados oficialmente pelas administrações e que poderiam fazer muita diferença na implantação física de órgãos públicos. A Coluna 35 encaminhou essa demanda à prefeitura que já está em análise pela Secretaria de Justiça. Novidades em breve.

TV Câmara

Dona de um quadro funcional (14) de dar inveja nas emissoras de TV regionais, a TV Câmara parecer ter perdido o sentido de existir. Essa pandemia provou, definitivamente, que para divulgar as sessões com qualidade e atendimento ao público, não são necessários tantos profissionais envolvidos.

Ajuste de Conduta

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o presidente da Câmara, Miguel Martello e o Ministério Público (MP), que se comprometia em reduzir o número de assessores de vereador de 15 para 10, foi dado como resolvido pelos legisladores. Mas o problema é que a resposta, já encaminhada ao MP, dá conta de que isso só ocorrerá em 2025, bastante diferente do previsto no documento, que reduziria esses cargos ainda este ano. Será que vai colar?

Sair da versão mobile