A região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) recebe neste sábado (15) o primeiro lote de imunizantes infantis contra a covid-19. Como não há previsão de horário, a expectativa é de que as vacinas comecem a ser aplicadas para o público de 5 a 11 anos da região a partir de segunda-feira (17). De acordo com o Plano Estadual de Imunização (PEI), nesta primeira etapa serão vacinadas as crianças com comorbidades, quilombolas e indígenas, e na sequência, será aberto o escalonamento por idade em ordem decrescente.
Esta primeira remessa conta com 16.927 doses que serão entregues aos 12 municípios consorciados. Os municípios que pertencem ao Alto Tietê farão a retirada do seu quantitativo no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), órgão vinculado ao Estado que fica em Mogi das Cruzes. Já Santa Branca retira os imunizantes na GVE de São José dos Campos.
De acordo com a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde, Adriana Martins, os municípios estão preparados para o início da imunização infantil. “Tivemos uma série de reuniões em conjunto com a Câmara Técnica de Educação para traçarmos as melhores estratégias para a imunização de nossas crianças com segurança e o máximo de agilidade possível. Os profissionais da região estão capacitados e cada município adotou sua estratégia individual para receber este público a partir de segunda-feira,”, destacou a coordenadora que alertou os pais para que monitorem as redes sociais do seu município sede, onde serão divulgadas as informações relativas aos locais, dias e horários de imunização, além de dados sobre pré-cadastros municipais.
Apesar de comemorar o início da imunização infantil na região, a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde, Adriana Martins aponta que, diante da baixa quantidade de vacinas recebida nesta primeira etapa, a campanha deve ocorrer de forma lenta. A estimativa é de que cerca de 313 mil crianças devem receber a imunização na região. “Tudo indica que será uma vacinação longa, com entregas fracionadas de vacinas. De qualquer forma os municípios estão preparados para avançar com a imunização à medida em que receberem as doses”, disse.
O imunizante infantil é da farmacêutica Pfizer e, de acordo com nota técnica do Plano Estadual de Imunização (PEI), deve ser aplicado em duas doses respeitando o intervalo de oito semanas.
Confira o quantitativo por município: (COMORBIDADES / PCD / INDÍGENAS e QUILOMBOLAS)
Arujá: 459 / 58 / 0
Biritiba Mirim: 156 / 25 / 0
Ferraz de Vasconcelos: 974 / 138 / 0
Guararema: 142 / 25 / 0
Guarulhos: 6702 / 924 / 100
Itaquaquecetuba: 1928 / 267 / 0
Mogi das Cruzes: 2012 / 287 / 10
Poá: 594 / 50 / 0
Salesópolis: 87 / 5 / 0
Santa Branca: 58 / 7 / 0
Santa Isabel: 262 / 47 / 0
Suzano: 1428 / 142 / 40