Na madrugada desta quarta-feira (13), por volta de 1h00, Km 07 pista norte da BR 381, rodovia Fernão Dias, em Vargem (SP), a Polícia Rodoviária Federal realizava um comando de enfrentamento e combate a crimes ambientais quando abordou um veículo GM/Corsa Sedan, o qual era ocupado por um homem e uma mulher, ambos Sargentos da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.
Durante a fiscalização, foi solicitado que fosse aberto o porta-malas para averiguação, momento em que o condutor afirmou que havia 300 pássaros no porta-malas. A equipe logo encontrou muitas aves presas no bagageiro do veículo. Após indagações e breve conferência o condutor confessou que, na verdade, estava transportando 450 pintassilgos, 53 trinca-ferros e um tempera-viola, todas aves da fauna silvestre brasileira.
Diante de tal situação, o veículo, os dois ocupantes e todas as aves silvestres foram apresentados no Plantão da Polícia Civil, em Bragança Paulista, onde a autoridade de plantão tomou as medidas de praxe, registrando Termo Circunstanciado pelos crimes ambientais de transportar animais silvestres (ART. 29, Parágrafo 1°, inc. III) e maus-tratos (ART. 32), todos da lei 9605/98.
Quanto às aves, foi acionada a Associação Mata Ciliar de Jundiaí, a qual se encarregou de providenciar o transporte, os cuidados especiais e posterior reinserção das mais de 500 aves no meio ambiente.