Cidades cortadas por canais são um dos grandes chamarizes no turismo mundial. Talvez impactados pelo sucesso de Veneza e Amsterdã, muitos lugares usam suas águas em vielas estreitas ou formando córregos como uma maneira de atrair visitantes. E não é para menos. Ao conhecer essas cidades com canais pelo mundo, é muito difícil não se deslumbrar com esses cenários.
Com enfeites floridos, cheios de vegetação ou cercado por pequenas casas e edifícios… Tanto faz. Esse tipo de paisagem ligado por pequenas pontes contribui bastante para compor belos cartões postais.
O lado romântico é um dos apelos para atrair turistas a essas cidades com canais. Mas mesmo para quem não viaja em casal, não deixa de ser um passeio agradável. Caminhar por suas estreitas ruas, atravessar pontes, fazer passeios de barco ou simplesmente apreciar as paisagens que se formam em meio à vegetação ou à estrutura urbana fazem parte daqueles momentos que são a receita para uma viagem perfeita.
Ou mesmo que a cidade não proporcione esse romantismo todo, por que não admirar como esses lugares se estruturaram e se transformaram em uma importante fonte de renda para a população local? Seja isso por meio de transporte de embarcações ou venda de mercadorias, como acontece nos mercados flutuantes de Bangkok, na Tailândia.
Por isso, o Escolha Viajar selecionou 31 cidades com canais que estão entre belos destinos turísticos. A maioria desses lugares está na Europa, como Bélgica, Dinamarca, Suécia e França, mostrando que a inspiração de Veneza fez o sucesso de muitos outros destinos ao investirem nesse formato para atrair turistas. Mas a China também possui belos exemplares.