Guarulhos Hoje

Prefeitura amplia tempo de permanência dos alunos em atividades complementares

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

Até o próximo domingo ( 22) estão abertas as matrículas para o programa EducaCEU da Prefeitura de Guarulhos. Neste ano a ação terá uma duração maior, já que o tempo de permanência dos alunos nas unidades será de três horas, contra uma hora em 2021. Ao longo desse período eles podem usufruir de aprendizagens que favorecem o seu desenvolvimento integral. As atividades já começam na próxima segunda-feira (23).

O EducaCEU disponibiliza vagas em atividades complementares nas mais diversas áreas para os estudantes das escolas acopladas aos CEUs da cidade, oferecidas no contraturno escolar.

Iniciativa da Secretaria de Educação, com o apoio da Escola 360, o programa é oferecido nos 13 Centros Educacionais Unificados (CEUs) do município como forma de minimizar a vulnerabilidade social e desenvolver saberes e aprendizagens intelectuais e motoras dos alunos matriculados nas Escolas da Prefeitura de Guarulhos.  

Os interessados devem entrar em contato com o CEU de preferência para realizar a matrícula. Confira os endereços das unidades em http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/ite/ceu/index.php?p=12.

O programa  

Neste semestre o EducaCEU está de volta e ainda mais forte. Em 2021 o tempo de permanência das crianças dentro dos CEUs era de uma hora, sendo atendidos cerca de 5 mil alunos por semana. Agora o programa foi ampliado para três horas de atividades que estimulam a construção do conhecimento, o pensamento crítico, o protagonismo e a autonomia dos jovens.

As crianças que estudam no período matutino serão atendidas entre 10h e 13h e os alunos do período vespertino entre 12h e 15h. “Desde a sua implantação, no ano passado, as atividades do EducaCEU, com muita arte, cultura e esporte, foram bem recebidas pelas famílias e principalmente pelos alunos da rede. Nosso objetivo neste ano é alcançar ainda mais crianças, melhorando a cada dia suas vivências e experiências”, explica Luciana Morais, diretora do Departamento de Gestão de Espaços Educacionais de Guarulhos. 

Sair da versão mobile