Guarulhos recebe estudo internacional de patologia, doença de Alzheimer e demências relacionadas

Foto: Márcio Lino/PMG
- PUBLICIDADE -

O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) de Guarulhos, por meio da Escola SUS, será campo para o estudo PARDoS, uma investigação internacional e inovadora com amostras biológicas que visa a identificar quais são os mecanismos que geram o mal de Alzheimer e outras doenças que afetam a memória, as chamadas demências, que são extremamente frequentes na população idosa. O estudo teve início nesta quarta-feira (10).

Essas doenças incapacitam e, progressivamente, comprometem a autonomia e a independência do indivíduo, requerendo cuidados específicos e atenção redobrada por parte de familiares, amigos e da sociedade. O SVO de Guarulhos foi selecionado para a realização da pesquisa, além de Santo André e Osasco.

De acordo com a chefe do SVO de Guarulhos, Silvana Fernandes Almenara, o projeto objetiva investigar, ao todo, 10 mil óbitos nas cidades participantes, mediante a autorização dos familiares para a coleta de amostras. “A ideia é melhorar a saúde dos cidadãos em longo prazo e estamos muito felizes com a visibilidade internacional que o nosso município terá”, salientou.

Um dos técnicos responsáveis pelo serviço, Mauricio Baqueiro Faquinha, reforçou que “é uma honra fazer parte desse estudo de ponta, que provocará impactos positivos na saúde pública de Guarulhos e do país de um modo geral”.

O SVO tem a função de identificar e notificar as patologias envolvidas nos óbitos, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), pneumonia, covid, tuberculose, hepatites, entre outras, e nortear ações, inclusive as preventivas, que podem ser tomadas em relação às demandas encontradas.

 “Nosso SVO recebeu diversos elogios de médicos americanos vinculados à iniciativa. A população de Guarulhos fará parte de um estudo internacional, de relevância mundial”, disse a responsável técnica do SVO de Guarulhos, Ana Paula Bonanno.

Esse serviço municipal funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e realiza a inspeção de mortes por causas naturais em Guarulhos, Mairiporã, Santa Isabel e Arujá por meio de necropsias, perícias e regulação médica dos casos encaminhados.

O estudo PARDoS é uma colaboração entre a Rush University Medical Center (Chicago, EUA), a Columbia University Medical Center (Nova Iorque, EUA), a Harvard School of Public Health (Boston, EUA), o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo, o Serviço de Verificação de Óbitos de Guarulhos e outros SVOs do Estado de São Paulo.

- PUBLICIDADE -