Turismo voltado às belezas rurais conquista cada vez mais adeptos

Foto: Divulgação/Projeto Rota Caminhos da Serra de Itabaiana
- PUBLICIDADE -

O Ministério do Turismo do Brasil define o Turismo Rural como um conjunto de atividades turísticas que são desenvolvidas no meio rural, tendo comprometimento com a produção agropecuária e agregando valor aos serviços e produtos da região. Em Sergipe, ainda de forma discreta, o Turismo Rural já possui roteiros que exploram as belezas naturais no interior do estado. 

“O Turismo Rural combina muito com nosso estado pelo fato do nosso território ser de grande maioria de áreas rurais. Na minha visão, Sergipe foi muito atrelada ao seu belo litoral, fazendo com que algumas pessoas esqueçam dos encantos existentes em outros municípios, e que movimentariam diversos segmentos turísticos caso fossem explorados”, explica a turismóloga Ellen Carvalho, egressa da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe).

Resgatar e promover o patrimônio cultural e natural do estado também é um dos objetivos do Turismo Rural. Atualmente, em Sergipe, temos dois roteiros voltados para este ramo. O primeiro foi a Rota Caminhos da Serra de Itabaiana, na região de Itabaiana (agreste do estado), que propõe uma visita imersiva com a inclusão de atividades que proporcionam uma maior conexão com a natureza. 

A Rota inclui conhecer o Parque dos Falcões, trilha na Serra de Itabaiana sob o olhar atento dos monitores e visita ao Povoado Carrilho. Para o almoço, os turistas são levados para os restaurantes típicos da região e que possuem o selo de qualidade garantido pela Rota. Também é possível conhecer pontos turísticos como o letreiro “Eu Amo Itabaiana”, a Feira Cultural do Luiz Gonzaga e o Povoado Ribeira, repleto de belas cachoeiras. O roteiro foi planejado e organizado desde 2017 por Ellen Carvalho, que também é mestra em Planejamento de Rotas de Turismo Rural e Ecoturismo. 

Outra rota de turismo rural que vem crescendo é a Rota dos Vinhos, uma visita guiada na Vinícola Possamai, em São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju. Trata-se da primeira vinícola 100% sergipana, com uvas cultivadas em Sergipe e Petrolina (PE), e que são fermentadas naturalmente, sem aditivos químicos ou conservantes. 

O ramo do turismo valoriza a cultura local e as populações que vivem no meio, pois privilegia a mão de obra local, podendo, em certos casos, amenizar ou reverter o processo do êxodo rural, além de estimular a produção local. Além da agricultura e da pecuária, o Turismo Rural promove também um aumento na renda dos trabalhadores do campo.

- PUBLICIDADE -