Guarulhos Hoje

Falta de um bom contador pode levar uma empresa ao fracasso

Foto: freepik

Algumas vezes, ao abrir uma empresa, surge o questionamento sobre a real necessidade da contratação de um contador. Acontece que, sem o auxílio de um bom profissional, que conhece a fundo as tarefas que exerce e as necessidades do negócio para chegar ao sucesso, o empreendimento pode não deslanchar. Por isso, apesar das dúvidas iniciais, assim que existe o conhecimento sobre as burocracias dentro de uma empresa a contratação se torna desejada.

Atualmente, o contador atua em diversas áreas de uma empresa, deixando de ser somente parte do operacional, para se tornar estratégico. Na prática, ele é quem auxilia o empreendedor a entender todas as informações sobre seu negócio de forma clara.

Entre as habilidades esperadas de um contador estão a documentação e trâmites legais da instituição, mas não só isso, hoje em dia o profissional faz também parte da responsabilidade pelo destaque da empresa no mercado. Responsável por todo cumprimento de legislação, a ausência dessa especialidade é capaz, inclusive, de levar a empresa para a ilegalidade, afetando toda a saúde contábil do local.

Além das habilidades citadas, o contador é capaz de atuar também nas áreas comercial, financeira, patrimonial, jurídica, entre outras. Sendo responsável pela parte técnica relacionada as finanças, além de essencial para o desenvolvimento dos negócios, o profissional atua nos processos de movimentação financeira, gastos, arrecadações e lucros retornados, contribuindo também na logística.  

Dia do contador

A data, comemorada neste dia 22 de setembro, é marcada desde 1945, quando o então presidente do país, Getúlio Vargas, assinou o decreto que criava o ensino superior de Ciências Econômicas e de Ciências Contábeis e Atuarias e o primeiro curso superior de Ciências Contábeis. Anteriormente a isso, os cursos existentes para a profissão eram apenas técnicos.   

Sair da versão mobile