Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14), aponta que 51% dos eleitores não votariam de jeito nenhum no presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição para Presidência da República. O índice de rejeição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de 46%. Os números são os mesmos do levantamento anterior, divulgado em 7 de outubro.
Segundo o levantamento, Lula lidera as intenções de voto no segundo turno, com 49%, contra 44% de Bolsonaro. O resultado mostra cenário de estabilidade na disputa pela Presidência da República, segundo o instituto. Em relação ao levantamento anterior, publicado em 7 de outubro, Lula e Bolsonaro se mantiveram com os mesmos porcentuais. Brancos e nulos somam 5%. Não sabe ou não respondeu, 1%.
Nos votos válidos, Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
A pesquisa, contratada pela TV Globo e pela Folha de S Paulo, ouviu 2.898 pessoas, em 180 municípios, nos dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01682/2022.