O evento de abertura da 50ª edição da Olimpíada Colegial Guarulhense (OCG), neste sábado (15), no CEU Bonsucesso, foi marcado por muita emoção e contou com a participação de alunos e professores das 100 escolas inscritas na competição, além de autoridades do município.
Na cerimônia foram homenageados os servidores da Prefeitura, Roberto de Carlos, Valmir de Freitas, Ivanir Acosta e Richard da Rocha Correia, que fizeram o revezamento da tocha. Roberto dos Santos Moreno, criador e idealizador da flâmula da competição, entrou com a bandeira da OCG.
Servidores da Secretaria de Esporte e Lazer já falecidos, Francisco Ximenes de Souza, enxadrista, e os professores Luiz Antônio Paulino, Aparecido Donizete Begosso, Sandra Regina Moreira da Silva Carvalho e Luiz Cláudio Fernandes, também receberam homenagens.
Na oportunidade, o prefeito Guti destacou a importância da OCG para a cidade. “Estou muito feliz. É a primeira vez que estamos trazendo a abertura, que sempre foi realizada na região central, para Bonsucesso. O lançamento aqui me enche de orgulho, porque todo povo guarulhense merece ter oportunidade de vivenciar todas as coisas boas que acontecem em nossa cidade”, resumiu.
Guti ainda mandou um recado para os alunos participantes: “Divirtam-se, curtam o momento, vivam a jornada. Na competição é bacana vencer, mas aproveitem tudo porque esse momento é de vocês. Se possível vençam, mas aproveitem a cada minuto”, concluiu.
O secretário de Esporte e Lazer, Ronaldo Fratello, também falou sobre a importância da competição estudantil. “Nestes quase dois anos que estou em Guarulhos, pude perceber o quanto todos amam este evento e, em especial, os servidores do Esporte, que sempre me falaram do carinho e amor à Olimpíada. Estou honrado por estar aqui e fazer parte de uma competição que é rica em história. Agradeço por estarem me proporcionando isso”, disse.
Primeiras competições
Ainda no sábado (15) aconteceram as primeiras competições da 50ª OCG. A ginástica artística foi a responsável por dar início aos jogos, com disputa no Ginásio Bonifácio Cardoso, na Vila Tijuco.
Na categoria pré-mirim feminina, o Colégio Bonvenuto foi o campeão e, no masculino, o Colégio Cidade Maia ficou com o ouro. Pela mirim feminino, o Colégio Marconi foi o vencedor. Já na infantil feminino, e nas categorias juvenil masculino e feminino, o primeiro lugar ficou com o Colégio Bonvenuto.
No domingo (16) foi a vez dos atletas da capoeira disputarem, no CSE João do Pulo, no Jardim Divinolândia. Pela categoria pré-mirim feminino, o Colégio Marconi sagrou-se campeão; no masculino, o Colégio Almanac levou o ouro. Na mirim feminino, o Colégio Marconi ficou em primeiro lugar e; no masculino, o Colégio Bonadei foi o campeão. Na categoria infantil, tanto no masculino quanto no feminino, o Colégio Marconi levou o ouro. Na juvenil feminino, o Colégio Marconi foi campeão e, no masculino, a EE Tomie Ohtake ficou com o ouro na categoria.